OpenAI esquerda, Meta direita

Fonte: foco fixo One | 2024-01-26 13:40:58
A Meta é a esperança de todo o círculo da ia?

O OpenAI está se tornando cada vez mais fechado, mas seu rival, Meta(ex-facebook), está ganhando muitos elogios através do código aberto.

Em 18 de janeiro de 2017, a banda lançou seu segundo álbum de estúdio, "i am my love". Ao mesmo tempo, ele enfatizou a garantia de que esta tecnologia será acessível ao público em geral, para que todos possam colher os benefícios.

Ao contrário do OpenAI que se recusa a abrir seus algoritmos, rotas, teses, Meta escolhe abrir até o fim. O grande modelo que anteriormente chocou a indústria LLaMA, o aclamado LLaMA 2, e a LLaMA 3, que está em desenvolvimento, são todos de código aberto. Eles se tornaram objeto de pesquisa, aprendizado e até mesmo plágio por muitas empresas de ia.

Com o open source, a Meta de alguma forma rompeu o monopólio dos grandes modelos e se tornou a terceira força além da rivalidade entre o OpenAI e o google. Algumas pessoas viram zuckerberg como um herói da era dos grandes modelos. Alguém deixou um comentário no post de zuckerberg sugerindo que Meta foi renomeado para OpenAI e OpenAI para CloseAI.

Na verdade, a Meta costumava abrir quase toda a infraestrutura que desenvolve, como o React para o framework de desenvolvimento Web e APP, e o framework de aprendizado de máquina PyTorch. O ChatGPT foi desenvolvido com base no PyTorch. O OpenAI também é executado no PyTorch. De acordo com o cientista-chefe da Meta, likun yang, todo o mundo roda no PyTorch, exceto o google, que tem seu próprio sistema.

Só que, no passado, essas coisas foram obscurecidas por notícias negativas da Meta- interferindo no processo eleitoral, dando desinformação, colocando em risco a saúde dos adolescentes, e em silicon valley, chamar o Facebook de "politicamente correto", que as pessoas percebem como uma empresa com valores corruptos.

Hoje em dia, o vento está mudando, Meta parece ser a esperança de todo o círculo AI por um momento. Seu preço das ações aumentou 160% em 2023, perdendo apenas para a nvidia entre os cinco maiores gigantes da tecnologia dos eua. Recentemente, voltou a capitalização de mercado de trilhões de dólares e alta inovação nos preços das ações. O OpenAI, que se ergueu como um desafiante, recentemente sofreu uma luta no palácio, exalando um cheiro de cobre cada vez mais forte.

OpenAI para a esquerda e Meta para a direita, duas empresas que, de outra forma, não se cruzavam muito, estão saindo de caminhos muito diferentes.

01 OpenAI, rumo ao fechamento

Antes de discutirmos a situação destas duas empresas, recuamos dez anos no tempo.

Em 2013, havia uma empresa de ia chamada DeepMind, que ao mesmo tempo chamou a atenção do google e do Facebook (ainda não renomeado Meta).

A empresa estava em ascensão na época, e o google e o Facebook, com o olfato perspicaz, queriam comprá-la. Em última análise, o google venceu a oferta e embolsou a DeepMind em janeiro de 2014. Três anos depois, AlphaGo, um robô AI desenvolvido pela DeepMind, tornou-se famoso, derrotando o campeão sul-coreano de go lee seok por 4:1.

Quando o google comprou a DeepMind, havia duas pessoas que não gostavam muito. Um era zuckerberg, que na época já tinha percebido as enormes perspectivas da ia; O outro é musk, que não quer que a ia seja controlada por grandes empresas como a google.

Então, zuckerberg decidiu fazer isso sozinho, e pagou um alto custo para trazer likun yang, uma autoridade em ciência da computação da universidade de nova york, para lançar o projeto FAIR e criar o laboratório de ia no Facebook. Musk e alman, por sua vez, formaram o OpenAI, que foi usado contra o google.

Na época, zuckerberg era para a sua própria empresa, musk para toda a humanidade. Musk acredita que um pequeno número de sistemas de ia controlados por grandes corporações é inseguro. A única maneira de fazer isso é tornar a ia disponível para o maior número possível de pessoas. A OpenAI começou por se posicionar como código aberto e é uma instituição sem fins lucrativos.

"Queremos uma ia semelhante à versão Linux, que não seja controlada por qualquer pessoa ou empresa", disse musk na época.

Um para privado e outro para público, as duas empresas escolheram caminhos diferentes no início.

O Linux, mencionado por musk, é um sistema operacional livre e de código aberto. Nos primeiros anos da internet, quando os computadores começaram a se popularizar, não havia muitos sistemas operacionais disponíveis. Ou o código-fonte era mantido estritamente confidencial pelos fabricantes de software ou cobrava uma taxa muito alta. Um estudante universitário europeu desenvolveu o embrião do sistema operacional Linux e, em seguida, divulgou seu código gratuitamente.

Graças ao código aberto, os membros do mundo inteiro jogos de hoje pelo brasileirão se juntaram para melhorar o código. Finalmente, o sistema operacional Linux foi criado e o uso foi totalmente gratuito. Isto acelerou muito a popularização dos computadores. O sistema android, como o conhecemos hoje, é baseado no kernel Linux, e é neste sistema que a maioria dos telemóveis em todo o mundo funciona.

A idéia de musk é simples. A era da ia também precisa ter um sistema operacional aberto e de código aberto. O mercado não pode ser deixado para os gigantes.

O capital inicial do OpenAI foi doado por um grupo de grandes nomes da tecnologia. Ele realmente seguiu o caminho do código aberto no início. O GPT-2, lançado em 2019, é um grande modelo de código aberto. Naquele ano, alguém usou o GPT-2 para reescrever o final do roteiro para o game of rights.

Mas também após o lançamento do GPT-2, o OpenAI foi gradualmente se tornando fechado. Em seguida, formou uma subsidiária com fins lucrativos, que aceitou um investimento bilionário da microsoft.

Depois disso, o GPT-3, lançado em 2020 e o GPT-3.5, atualizado em 2022, e o GPT-4, lançado em março de 2023, são modelos de fonte fechada. No início, a OpenAI também publicou documentos. Até mesmo os parâmetros específicos do modelo não foram mais publicados.

E a partir de toda a paisagem competitiva da indústria de modelos grandes, "OpenAI-microsoft ""DeepMind-google "padrão de combinação de dois gigantes formalizado.

O musk está muito descontente. Ele disse que a OpenAI, que foi criada como uma empresa de código aberto, agora se tornou uma empresa de código fechado, controlada pela microsoft, que busca lucro. Não era o que ele queria.

A Meta não ficou ociosa. Além do metacosmo de catten, a equipe de ia da Meta tem trabalhado em modelos de grandes linguagens e lançado vários projetos de código aberto. Cada um faz a sua parte, sem interferir uns nos outros.

Algumas semanas antes do lançamento do ChatGPT no OpenAI, a Meta lançou um chatbot semelhante, o Galactica, dedicado à escrita de artigos científicos. Quem sabia que o produto não só não causou sucesso, mas também atraiu uma onda de palavrões, com os internautas criticando-o por prejudicar a publicação científica. Tanto que o pessoal da Meta cancela a demonstração e não consegue dormir.

As pessoas estavam preocupadas se o projeto metacosmo da Meta estava esfriando, onde estava o corte de demissão, ninguém se importava com o quão bem a ia estava. Quanto ao OpenAI, todos sentiram que ele representava o novo poder e era mais inclusivo com ele.

De acordo com young, ChatGPT apareceu duas semanas depois e foi visto como a vinda do salvador. Em seguida, por um longo tempo, OpenAI é o popular frango frito no mundo da tecnologia global, subir ao altar para tirar todos os olhos. As pessoas se divertem com a forma como o OpenAI quebra o bloqueio do google e cria repressão sobre os gigantes.

Nos estados unidos, onde o heroísmo individual é venerado, os roteiros dos novos empreendedores que desafiam as velhas forças são sempre muito atuais. Então, a competição de grandes jogadores de cabeça de modelo, tornou-se uma luta dupla entre OpenAI e google.

Mas o zuckerberg, sempre forte, não vai ficar de braços cruzados. O modelo LLaMA big desenvolvido pela Meta secret, já está no chão.

02 Meta é a esperança da aldeia?

Em fevereiro 2023, três meses após o lançamento do ChatGPT, a primeira versão da LLaMA é open source. No início, este modelo só pode ser usado como pesquisa. Em julho, o LLaMA 2 é gratuito para uso comercial após o upgrade. Meta colocar o modelo de dados de treinamento, métodos de treinamento, anotações de dados e um grande número de detalhes são publicados, o código de partida é tudo de código aberto.

LLaMA 2 desempenho se destaca e supera todos os grandes modelos open source. Verificou-se que a versão com o maior parâmetro tem menor número de parâmetros do que o GPT-3, mas com melhores resultados.

Andrej Karpathy, um cientista que seguiu musk de OpenAI para tesla e depois foi escavado de volta pela OpenAI, vê o lançamento da LLaMA 2 como um dia importante no desenvolvimento da ia e do big model, porque é "o modelo de linguagem mais poderoso que qualquer pessoa pode obter o peso de um modelo."

Por um momento, todo o círculo da ia se surpreendeu com a Meta. A Meta abre uma brecha com a LLaMA quando um grupo de grandes empresas lança uma corrida armamensal de grandes modelos para tentar monopolizar o mercado através de um fechamento tecnológico. O que OpenAI não fez, Meta fez.

Wang sheng, um parceiro do inno angels funds, apelidou yang de "Klaus LeCun"(Yann LeCun em inglês). Klaus Fuchs deu informações sobre o projeto manhattan à união soviética durante a segunda guerra mundial. Wang sheng brincou: "os eua não podem ser os únicos detentores da bomba atómica."

Wang sheng descobriu que, após o surgimento do ChatGPT, a comunidade tecnológica estava entusiasmada e confusa com os grandes modelos. "Muitos dos investidores estão entusiasmados porque o primeiro não consegue ler, o segundo não se atreve a jogar e o terceiro não consegue. Um novo paradigma tecnológico surgiu e ninguém sabe onde estão os limites de sua capacidade."

Wang sheng disse à fixjiao, LLaMA open source tem um grande impacto na indústria." A grande tecnologia de modelos que a Meta acumulou ao longo dos últimos anos, e que nunca foi divulgada, acabou por tornar muito mais fácil a cognição."

Antes, a equipe doméstica desenvolveu o modelo grande, que só pode continuar a tentar e errar de zero a um. Uma vez que um ponto está preso, mesmo que não seja muito difícil do ponto de vista técnico, pode demorar um ou dois anos para resolver por conta própria. Você precisa pisar muitos poços pessoalmente. Agora, a Meta traz diretamente a sua experiência e os seus dados para a indústria, dando orientações muito importantes sobre ideias e métodos.

"Aprendemos muito ao longo do caminho. Sem a LLAMA open source, o grande modelo doméstico teria sido muito pior hoje, e teríamos sido deixados para trás." Disse wang sheng.

É por isso que de repente mais de 200 grandes modelos surgiram no país de uma só vez. A baichuan smart de wang xiaochuan lançou um grande modelo apenas dois meses após a fundação da empresa. Na verdade, é baseado na LLaMA. O grande modelo do lançamento do zero-tudo de kaifu lee também é uma arquitetura de modelo de código aberto usando a LLaMA.

LLaMA open source o impacto mais intuitivo do OpenAI é que há um monte de empresas chinesas que pulam para "pender" o GPT. Em seu calibre, já ultrapassou o modelo GPT em vários indicadores, embora muitas listas são escovadas.

Um impacto mais profundo é o rápido crescimento do poder da grande comunidade model open source. Os jogos de hoje pelo brasileirão em todo o mundo podem contribuir para o open source. Eles desenvolveram vários conjuntos de dados de código aberto, iteraram mais novos modelos e fecharam a lacuna em relação aos grandes modelos de fonte fechada. Então os engenheiros do google disseram, o google não tem fosso, e o OpenAI também não.

A imagem de Meta no mundo da tecnologia tornou-se alta. Reveja a evolução da Meta. Na verdade, ele sempre teve uma tradição de código aberto.

Em 2016, a equipe Meta desenvolveu e abriu o framework de aprendizado profundo PyTorch. Ele e o google TensorFlow se tornaram os dois principais frameworks de aprendizado profundo.

Ao contrário do OpenAI, que só agora está começando secretamente a avançar em projetos de fabricação de chips, a Meta projetou chips de raciocínio de ia de pesquisa própria há três anos com uma arquitetura de código aberto.

Em termos de tradução de idiomas, ele lançou muitos modelos de código aberto. O modelo NLLB, lançado há dois anos, é um dos fornecedores de tradução da wikipedia. SeamlessM4T, lançado em 2023, pode traduzir quase cem idiomas. Ao mesmo tempo, ele também lançou o maior conjunto de dados de tradução multimodal aberto do mundo.

Alguns investigadores argumentam que a Meta favorece a confiança, a responsabilidade e a democratização da ia através do código aberto.

Por outro lado, a OpenAI ainda está à frente da tecnologia, mas se recusa a abrir.

"Ninguém sabe onde está o OpenAI, incluindo o GPT-5, que está sendo desenvolvido, e se o transformer continua ou não é desconhecido. Agora todo mundo segue a rota técnica do GPT-3.5. Suponha que ele muda silenciosamente de direção, então todos caem no poço. Porque ninguém sabe qual é o caminho certo." Um dos fundadores de uma empresa de ia.

Ao mesmo tempo, tenta bloquear os concorrentes para manter a sua vantagem inicial.

O byte being foi desativado pela OpenAI em dezembro de 2023 por violar os termos dos jogos de cuiabá esporte clube do OpenAI ao chamar a API do OpenAI para desenvolver seu próprio modelo de linguagem grande. Um comportamento que não seja ético nos negócios é certamente errado, mas o mundo exterior está atento aos termos comerciais da OpenAI, que proíbe os clientes de desenvolver qualquer modelo de ia que possa trazer concorrência para a OpenAI usando o conteúdo produzido pelo GPT.

Vale a pena notar que a microsoft tem uma cláusula semelhante. Dão importância à vantagem competitiva nos negócios.

Chen ran, fundador e CEO da empresa de inteligência artificial OpenCSG, acredita que o espaço de mercado do código aberto é muito maior do que o código fechado, mas o futuro deve ser o código aberto e o código fechado dois caminhos ao mesmo tempo. "OpenAI open source não é de fato importante ".

03 código aberto fechado. Quem está certo e quem está errado?

Será que o OpenAI está cego pelo interesse ou o arquiduque Meta é desinteressado em contribuir para toda a humanidade?

Talvez não sejam substancialmente diferentes. OpenAI não é tão egoísta, Meta não é tão nobre como os cibernautas pregam. A diferença está apenas nas rotas e estratégias.

Em termos de contribuição para toda a indústria de ia, o OpenAI é sem dúvida o maior. Afinal, esta onda de ia foi lançada pelo ChatGPT. Acendeu o fogo e acelerou a popularização dos grandes modelos. Na verdade, nos dois primeiros anos, a grande comunidade modelo open source estava basicamente à volta do GPT-3.

OpenAI ao contrário do google, Meta aqueles gigantes têm uma forte acumulação de fundos, os primeiros anos de grandes doações de dinheiro cedo gastou mais ou menos, sem dinheiro não pode fazer pesquisa e desenvolvimento, não pode sempre gerar energia com amor. Então o OpenAI pegou na coxa da microsoft, e altman fez tudo o que podia para ganhar dinheiro para o OpenAI.

Chen ran acredita que o sucesso do OpenAI é realmente o sucesso do modelo de negócios. A essência é que os investidores vêem um grande valor de negócios e um modelo de lucro. A competição entre código aberto e fonte fechada deve ser direcionada para a competição pela inovação em modelos de ganhos.

Meta tornar a tecnologia de código aberto, também não é apenas um casamento para os outros. Open source é uma estratégia, pode atrair mais desenvolvedores para ajudá-lo a iterar a tecnologia, corrigir bugs gratuitamente, é chamado que as pessoas pegam lenha chama alta, mas a tecnologia mais central ainda está nas mãos de Meta, o golpe contra o adversário quando ele não vai ser suave. Como o google, cujo android é um sistema de código aberto, mas ainda haverá muitas restrições para os fabricantes de telefones domésticos para fazer o seu próprio sistema.

E antes do grande modelo de fogo, Meta caiu no poço profundo do metacosmo não pode sair, jogar dinheiro, perda, demissão, não ver qualquer esperança. O grande modelo é a palha de salvação. O ChatGPT é a luz que ilumina o caminho.

Olhando mais fundo, a OpenAI de fonte fechada e a Meta de código aberto, fundamentalmente divergem sobre os julgamentos de valor da ia.

Se a AI é comparada com as futuras armas nucleares do mundo, a OpenAI considera que é perigosa e deve ser usada com cuidado para não ser abusada. Meta, por sua vez, acredita que as armas nucleares não podem ficar nas mãos de um punhado de jogadores e devem ser abertas à pesquisa.

O debate sobre os prós e contras da ia é um assunto antigo no mundo da tecnologia. Musk acreditava na teoria do perigo da ia. Ele temia que um dia as máquinas superassem os humanos em inteligência e consciência e pudessem substituir os humanos e destruir a civilização humana. Então ele liderou a fundação da OpenAI naquele ano, só que mais tarde a OpenAI não seguiu o caminho que ele imaginava.

Com base na visão de "impedir que a ia substitua a humanidade", mais duas facções se estendem na indústria. Uma facção que acredita que um grande número de sistemas de ia independentes é mais seguro do que um pequeno número controlado por uma grande empresa e que a pesquisa em ia deve ser aberta e aberta; A outra facção acredita que a pesquisa deve ser fechada, o que mitiga os riscos de segurança e impede que criminosos abusem do código adquirido.

OpenAI pertence a este último. Os defensores argumentam que a estratégia de código aberto aumenta os riscos. O CEO de uma empresa de ia em londres, por exemplo, acredita que a Meta é o participante mais irresponsável da ia. Ele pergunta: "devemos tornar o design de armas nucleares transparente?"

A Meta vê o código aberto como a estratégia ideal. Likun yang argumenta que as máquinas acabarão por ser mais inteligentes do que os humanos, e que os humanos não podem impedir que os maus o adquiram. A ia deve ser de código aberto. Somente se mais pessoas estiverem envolvidas, o sistema eventualmente desenvolvido será mais seguro. Ele acha que a teoria da ia ameaçadora de musk é muito ficção científica.

O ex-parceiro de yang, jeffrey hinton, que ganhou o prêmio turing com ele, tem uma opinião diferente de que a ia seria uma séria ameaça para a humanidade. Suas ideias foram influenciadas por seu aluno, ilia. Ilya é o co-fundador e cientista-chefe do OpenAI, que quase decide o curso técnico do OpenAI. Ele também é uma figura-chave na expulsão de ultraman durante a luta do OpenAI. A ilya está sempre comprometida em buscar uma AGI segura e confiável. É amplamente reconhecido na indústria que a disputa entre a comercialização e a rota da AGI, desencadeou esse conflito.

Então, OpenAI e Meta têm crenças diferentes. O OpenAI vê a AGI como o objetivo final e acredita que será o primeiro a alcançá-la; A Meta vê as plataformas abertas como o melhor caminho para tentar desenvolver padrões de código aberto. É claro que todos esperam obter os benefícios comerciais que merecem neste processo.

A longo prazo, a ia está a crescer em espiral. Quer seja de código aberto ou fechado, irá injetar energia cinética nela. Quem realmente está preocupado com o futuro de toda a humanidade, só o tempo de espera irá verificar.

Este artigo é do número público do wechat "dingjiaoone "(ID: dingjiaoone), escrito pela equipe do dingjiaoone.


Palavras-chaveOpenAI Meta 

Visto por vennova :106

1. Todas as obras nesta web com a menção "fonte: rede de ensino" são de propriedade da plataforma 31fabu. Qualquer mídia, jogos de cuiabá esporte clube ou pessoa física deve indicar a menção "fonte: rede de ensino de ensino" na republicação.
2. Todos os trabalhos com a indicação "fonte: XXX(não este jogo de cuiabá esporte clube)" são reproduzidos de outros meios de comunicação. A reprodução visa transmitir mais informações e não implica que o site subscreva os seus pontos de vista e seja responsável por sua veracidade.
3. Todas as informações publicadas nesta web são apenas para referência dos investidores e não constituem aconselhamento de investimento. Os investidores operam de acordo com isso por sua conta e risco.
4. Se a informação publicada nesta web está relacionada a direitos autorais e outras questões, por favor, informe-nos, vamos alterá-lo ou excluí-lo na primeira vez.

Obtenha gratuitamente o orçamento dos jogos de cuiabá esporte clube para construção e planejamento de marca

Marcação online para desfrutar da estação de construção8dobra

  • Nome da empresa
  • Número de celular
  • Jogos de cuiabá esporte clube
  • Cidade cidade localizada
  • Contato contato
  • necessidades

online
O serviço ao cliente

O serviço ao cliente
linha

024-83959235
Linha direta jogos de cuiabá esporte clube

atenção
A carta

Serviço ao cliente wechat
No topo
Atendimento ao cliente online
Google
标签: contexto jogo dias do jogo do brasil proximos jogos do vasco jogos de menina jogo da frança jogos hentai horario jogo do brasil placar do jogo do grêmio resultado do jogo do ceará ďeu no poste jogo do bicho de hoje sp
map